Oi pessoal,
Hoje vamos entender o que é um trunking em uma VLAN. Vejam a figura 1 que apresenta uma topologia com 3 VLANs. Vamos considerar uma VLAN ADM, FINAN, COMERCIAL.

Figura 1: Rede com 3 VLANs – Financeira, Comercial e Administrativa
A figura 1 apresenta uma rede com 3 VLANs identificadas como
Financeira, Comercial e Administrativa. Tecnicamente, essas VLANs não
comunicação entre si. O simples fato de mapear os hosts em VLANs
diferentes já garante um nível de segurança a mais na estrutura de rede.Conceitualmente, seria necessário uma porta do switch para conectar cada VLAN entre os switches. Então, se temos 3 VLANs, precisamos de 3 portas de cada lado da estrutura – em cada switch – para fazer com que, por exemplo, ADM1 converse com ADM4 ou FINAN3 converse com FINAN2 e assim por diante.
Mas este modelo conceitual é inviável a partir do momento que o número de VLANs cresce. No exemplo da Figura 3, estamos usando apenas 3 VLANs. Imagine que tenhamos 8 VLANs. Conceitualmente, precisaríamos de 8 portas no switch para conectar com a mesma VLAN em um outro switch qualquer da rede. Dessa maneira, a configuração se torna inviável.
Posto isso, a solução para este problema é fazer uma configuração de Trunk em uma porta do switch. O uso do Trunking permite que os switches transmitam frames de várias VLANs através de uma única conexão física. Essa configuração otimiza recursos e configurações.
- Otimiza recurso porque libera portas do switch para uso em outros hosts.
- Otimiza configuração porque o administrador de rede configura apenas uma porta como trunk ao invés de configurar várias portas para cada VLAN entre switches.
Post retirado do link http://yotta.blog.br/2012/04/lans-virtuais-trunk/ postado pelo mestre Rafael Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário